24/03/2022

O que é poligamia

POLIGAMIA

Você já ouviu falar em poligamia? Segundo dados oficiais, cerca de 10% da população mundial é adepta a esse tipo de relacionamento. Mas como será que essas relações funcionam? Aqui no Brasil é crime ter relacionamentos poligâmicos? Em quais países isso é comum? Fique nesse artigo e a Feitiços te conta mais!

 

Como funciona a poligamia?

Antes de entender o que é e como funciona a poligamia, precisamos dar um passo para trás e explicar melhor a monogamia. Mesmo que você não saiba o significado dessa palavra, se você está em um relacionamento, provavelmente você vive em uma relação monogâmica, isso por que, esse tipo de relacionamento é o mais comum aqui no Brasil (e na maior parte do mundo).

A monogamia é o relacionamento onde os integrantes possuem apenas um único parceiro ou parceira sexual, esse conceito é bastante discutido na comunidade de psicologia, psiquiatria e sociologia pois é natural que seres humanos passem por diversos relacionamentos durante a vida e é comum que até mesmo traiam seus parceiros, então seria da natureza da humanidade não se satisfazer apenas com um parceiro (a)? Ainda não temos essa resposta, mas segundo um artigo publicado pela GZH, a psiquiatra e sexóloga Carmita Abdo, afirma: 

No início da história da humanidade, nós éramos poligâmicos. Temos uma natureza poligâmica ligada ao instinto e ao desejo. A monogamia foi criada ao longo da história, devido às mudanças biológicas e culturais, para a sobrevivência da espécie. Há resquícios poligâmicos dentro de nós, que estão presentes no nosso dia a dia.”

Ou seja, se a monogamia é a relação onde os integrantes só possem um único parceiro(a) durante toda a vida ou um parceiro (a) por vez, a poligamia é o tipo de relação onde um ou ambos, podem ter mais de um parceiro(a). Normalmente esse individuo é do sexo masculino, o que abre margem para outros debates principalmente onde a poligamia é comum, como por exemplo, o direito das mulheres poderem viver a mesma realidade nas relações (quando uma mulher possui mais de um parceiro, a relação se estabelece como poliandria).

 

Onde a poligamia é permitida?

A poligamia não é tão bem vista por muitos países do ocidente mas ela é considerada legal em mais de 50 países, grande parte dessa influência vem do alcorão e normalmente países que aprovam e estimulam a poligamia, seguem essa religião. Em outros 20, a poligamia não está nas leis, mas é culturalmente aceita. 

Confira uma lista de alguns países que permitem legalmente a poligamia ou que tenham casos comuns desse tipo de relação:

 

  • Árabia Saudita;
  • Tanzânia;
  • Estados Unidos: Não é legal, mas é comum em praticantes da religião mórmon no país;
  • Iêmen;
  • Sudão;
  • Nepal;

 

É permitido poligamia no Brasil?

No Brasil, a prática de poligamia não é estimulada e nem proibida pelo direito, por isso, caso você more ou se relacione com mais de uma pessoa ao mesmo tempo é provável que nada além de olhares tortos se direcionem á você.

Por isso hoje, ainda mais com a ascensão das redes sociais, é cada vez mais comum entrarmos em contato com pessoas que vivem em um relacionamento com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, vale ressaltar que existe uma diferença entre relações poliamorosas e relações poligâmicas e nós te contamos qual é, um pouco mais abaixo.

 

Por que a poligamia é crime?

Segundo o site Âmbito Juridíco, na legislação brasileira não há menção direta ao termo poligamia. Contudo, há legislação referentemente à bigamia - quando o individuo ainda está “preso” ao vínculo cônjugal e casa-se novamente.

O Código Penal Brasileiro (CP) versa sobre os crimes contra a família em seu Título VII. No capítulo I do referido título, são abordados especificamente os crimes contra o casamento.

Dentre os dispositivos presentes no capítulo, o primeiro que aparece, o do art. 235 do CP, se refere à bigamia.

Mas atenção: Apesar de não ser proibida, a poligamia também pode tornar-se um crime caso haja um casamento legal com mais de uma pessoa, isso porque, o casamento é uma instituição monogamica que permite a união com apenas uma pessoa por vez.

 

Qual a diferença entre poligamia e poliamor?

A poligamia é uma forma unilateral de relacionar-se com outras pessoas além do parceiro (a), isso significa que normalmente na poligamia apenas um individuo da relação é permitido a ter outros parceiros (normalmente o homem). Por mais que nem sempre para praticar a poligamia é necessário ter um casamento ou união estável, a pratica é diferenciada de poliamor por esse motivo.

Já no poliamor, o relacionamento afetivo e sexual é estável, baseia-se na multiplicidade de parceiros e fidelidade entre todos os integrantes da relação.

Vale ressaltar que o poliamor também é diferente de relacionamentos abertos, já que nesse tipo de relacionamento (seja um namoro, união estável ou casamento) as relações extraconjugais são consentidas por ambos e não são consideradas traições, pois partem da ideia de que a falta de liberdade e que reprimir desejos sexuais por outras pessoas, pode gerar estresse, desarmonia e infelicidade entre o casal.

 

Conclusão

A poligamia portanto, é a união afetiva e sexual entre três ou mais indivíduos podendo tratar-se de um  casamento ou união cônjugal entre mais de duas pessoas. 

Apesar de ser comum em mais de 50 países, no Brasil (em vias legais) não é uma prática estimulada e em caso de casamento, pode virar crime.

Neste artigo nós entendemos um pouco mais sobre as diferenças entre relações poligâmicas e monogâmicas e como alguns estudos e áreas da psiquiatria mostram que esse tipo de relacionamento pode estar mais próximo da nossa natureza do que imaginamos.

E você? Teria uma relação poligâmica? Deixe seus comentários!

11 97645.0921