MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA
COMO SURGIU O DIA INTERNACIONAL DA MULHER?
O dia 08 de março é muito mais do que uma data para parabenizar as mulheres.
O Dia Internacional da Mulher teve origem no movimento operário. Em 1908, várias manifestações que reivindicavam melhorias nas condições de trabalho para as mulheres, além de direitos trabalhistas e eleitorais, tomaram conta das ruas de Nova York. Começava aí toda uma luta revolucionária!
A ESCOLHA DO DIA 08 DE MARÇO
Em 1910, Clara Zetkin, membro do Partido Comunista Alemão e defensora dos direitos das mulheres, propôs a criação de um Dia Internacional da Mulher.
Até que em 08 de março de 1917 milhares de trabalhadoras russas também se uniram para reivindicar melhorias de trabalho e de vida, movimento que ficou conhecido como “Pão e Paz”.
O Dia Internacional das Mulheres foi oficializado em 1975 pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de combater as desigualdades de gênero em todo o mundo e celebrar os avanços das mulheres.
MULHERES QUE FIZERAM HISTÓRIA
Elas estão em todas as partes! Muitas mulheres deixaram importantes contribuições, nas mais diversas áreas da sociedade.
Com garra e determinação, elas não se deixaram abalar e continuaram firmes em seus propósitos. Muitas das conquistas que temos hoje são graças a essas mulheres que lutaram por uma sociedade mais humana e igualitária.
Esses são alguns dos nomes que merecem toda nossa admiração:
👉 Dandara dos Palmares: ela se destacou ao atuar de forma ativa na resistência contra o sistema escravocrata, sendo um dos principais nomes da luta negra no Brasil e símbolo de resistência;
👉 Marie Curie: ela dedicou sua vida à ciência e foi a primeira mulher a receber um prêmio Nobel por revolucionar o estudo da radioatividade, superando preconceitos de gênero;
👉 Nise da Silveira: ela revolucionou a saúde mental no país, desenvolvendo tratamentos mais humanizados que colocavam os pacientes em contato com expressões artísticas;
👉 Leila Diniz: ela é considerada uma mulher revolucionária que rompeu tabus e lutou contra a repressão e o machismo no país, defendendo a emancipação feminina e o amor livre;
👉 Maria da Penha: ela impulsionou a luta contra o feminicídio e violência contra a mulher após uma tentativa de homicídio, por parte do marido, que a deixou paraplégica.