06/02/2023

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A MAMOGRAFIA E SUA IMPORTÂNCIA

O CÂNCER DE MAMA

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), são estimados 74 mil novos casos por ano de 2023 a 2025, com concentração principalmente no Sul e Sudeste do Brasil.

FATORES DE RISCO

São fatores de risco a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética.

De acordo com o portal Drauzio Varella, mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal, menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos).

SINTOMAS

Geralmente, o primeiro sintoma da doença é a presença de um nódulo fixo e indolor (cerca de 90% dos casos), mas pode ocorrer também alterações no bico do peito, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço e saída espontânea de líquidos anormal pelos mamilos. É preciso observar as mamas e, ao notar qualquer sinal, procurar imediatamente um médico para a avaliação correta.

MAMOGRAFIA: DETECÇÃO PRECOCE

Quanto mais rápido for detectado o câncer de mama, maiores são as chances de cura e a possibilidade de tratamentos menos agressivos.

Além de fazer o exame do toque recomendado para todas as mulheres acima dos 20 anos, a principal forma de prevenção é através do exame de mamografia.

A mamografia de rastreamento, feita em mulheres sem sinais ou sintomas da doença, é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

O exame é muito simples, feito em uma unidade de saúde, e permite que o tumor seja identificado mesmo sendo bem pequeno, na fase inicial.

DIA NACIONAL DA MAMOGRAFIA

O Dia Nacional da Mamografia, comemorado no dia 05 de fevereiro, vem como forma de chamar a atenção da população para a importância do exame.

A Feitiços tem, acima de tudo, um compromisso com a saúde. Por isso, se mobiliza para conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce.

O debate desse tema é essencial. Entre nessa luta você também!

11 97645.0921