29/12/2022

Vai de copinho: saiba mais sobre o coletor menstrual | Feitiços

Vai de copinho: saiba mais sobre o coletor menstrual

Você já conhece o coletor menstrual? Esse copinho quase que mágico veio para facilitar o ciclo menstrual da mulher e ainda promove mais sustentabilidade e economia. Continue lendo e saiba mais!

 

 

O que é coletor menstrual? 

O coletor menstrual é um dispositivo muito semelhante a um "copinho'' geralmente feito de silicone ou com um material maleável e flexível, que tem o objetivo de coletar o sangue durante a menstruação. Esse dispositivo é inserido na vagina e se ajusta ao corpo da mulher, permitindo com que o uso de absorventes comuns seja dispensado.

 

A ideia surgiu como uma alternativa mais econômica e sustentável em relação aos absorventes tradicionais, já que o copinho é reutilizável e dura anos. 

 

Mesmo não sendo ideal para todas as mulheres, o coletor menstrual possui uma série de vantagens que podem facilitar a vida da mulher durante o ciclo menstrual, separamos algumas delas. 

 

 

 

Quais são os benefícios do coletor menstrual?

 

 

Mais economia e sustentabilidade

Com o coletor menstrual você não precisará mais gastar com absorventes descartáveis todo mês já que ele pode ser utilizado diversas vezes e provavelmente durará anos. Além disso, o copinho se enquadra na categoria de produto eco-friendly por ser um item que dura de 5 a 10 anos, ele produz menos resíduos se comparado ao descarte de absorventes acumulados em toneladas nos lixões e aterros sanitários.

 

 

 

Mais higiene e conforto

Se você tem o hábito de utilizar absorventes descartáveis já deve ter notado certo odor ao trocá-lo, muitas mulheres acreditam que o mau-cheiro vem do sangue menstrual, mas na verdade, isso acontece devido ao contato do sangue com o ar. Além disso, o sangue liberado fica em contato direto com a vulva, o que pode gerar desconforto, irritação no local e alergias. Com o coletor, você pode dar adeus ao mal cheiro, pois o fluído é mantido internamente, mas mais que isso: ter a garantia de mais segurança em relação a vazamentos já que, se inserido corretamente, o coletor menstrual é capaz de suportar mais volume de sangue, sendo necessário esvaziá-lo somente a cada 6 horas.

 

 

 

É mais saudável

O coletor menstrual é produto hipoalergênico, isso significa que ele não resseca a vagina (pelo contrário, ele mantém sua lubrificação natural em dia!) e nem oferece riscos à sua saúde íntima, já que é livre de químicos encontrados nos absorventes convencionais.

 

Além disso, ele oferece muito mais conforto e bem-estar para a mulher durante o ciclo, garantindo mais praticidade e liberdade para seguir a rotina normalmente -  você não precisará mais deixar de dançar, nadar ou usar determinada cor de roupa por conta da menstruação.

 

 

 

 

Como usar?

Antes de aprender como inserir o coletor corretamente é preciso estar atenta a alguns cuidados na hora da compra do seu copinho. Como: 

 

1. Altura do colo do útero

Para saber o seu comprimento, higienize bem as mãos e a região íntima, e insira com cuidado o dedo no canal vaginal. Quando sentir uma estrutura arredondada terá chegado ao seu colo do útero. Se possível, faça esse teste durante o período menstrual pois dependendo da mulher a posição do colo pode mudar ligeiramente durante o ciclo.

 

No colo baixo: não vai ser preciso inserir muito o dedo na vagina para o conseguir tocá-lo.

No colo alto: o alcance será bem difícil, pois ele estará localizado bem no fundo da vagina.

 

Ou seja, se o seu colo do útero for baixo, opte por um coletor mais curto, se o seu colo do útero for mais alto, aposte em um coletor mais comprido.

 

2. Intensidade do fluxo menstrual

Nesse caso, a  intensidade do fluxo menstrual vai te ajudar a definir qual a melhor largura (capacidade) do coletor menstrual. Se o seu fluxo for intenso, opte por um coletor mais largo e maior, se ele for médio, preferia um coletor de tamanho médio, já se o seu fluxo for mais fraco, use um coletor menor e mais curto.

 

Para definir o fluxo: 

Troca de absorventes a cada 2 ou 3 horas: fluxo intenso;

Troca de absorventes de 4 ou 6 horas: fluxo fraco.

 

 

Inserindo o coletor

Vale lembrar que o coletor menstrual segue algumas regras parecidas com as do absorvente interno, como ter seu uso indicado somente durante a menstruação. Dito isso, para inseri-lo você pode sentar-se no vaso com as pernas bem abertas, dobrar o coletor de acordo com a indicação da embalagem e introduzir o coletor dobrado na vagina, de forma que o cabinho fique para fora.  Em seguida, rodar o coletor para se certificar de que está encaixado e sem dobras. Também é possível inseri-lo em outras posições: deitada, agachada ou no banho.

 

Para evitar vazamentos o coletor precisa ter sido aberto corretamente e ter criado vácuo, e para se certificar disso basta segurar na ponta ou haste do coletor menstrual e rodar devagar. Sua posição correta é mais próxima da entrada do canal vaginal, e não no fundo (como os absorventes internos).

 

 

 

Retirando o coletor

O coletor deve ser retirado a cada 8 ou 12 horas, e para isso você pode seguir o seguinte passo a passo: 

 

1 . Sente-se no vaso sanitário, faça xixi, seque a vulva e depois abra bem as pernas;

 

2. Insira o dedo indicador pelo ladinho, entre o coletor e a parede vaginal, para retirar o vácuo, facilitando sua retirada;

 

3. Puxe a parte final ou haste do coletor, até que ele saia da vagina;

 

4. Despeje o sangue no vaso, e lave o coletor com água abundante e sabão próprio para a região íntima com pH neutro, secando no fim com papel higiênico.

 

Se houver dificuldade para retirar, você pode optar por ficar agachada no chão do banheiro, pois esta posição pode facilitar o acesso ao coletor menstrual. Depois de limpo e seco o coletor está pronto para ser introduzido novamente.

 

Informações retiradas da matéria: Coletor menstrual: como usar, como escolher e limpar.

 

 

 

Cuidados extras: higienização 

A adaptação ao coletor menstrual pode não ser fácil e por isso, é preciso redobrar os cuidados com a higienização.

 

O coletor deve ser esterilizado na primeira utilização, antes de cada ciclo e no final, isso evita a proliferação de bactérias e microrganismos que podem causar infecções. Para isso, separe uma panela exclusiva para essa higienização (evite panelas de alumínio e teflon pois estas podem danificar o material do seu coletor), coloque o coletor na panela, adicione água até cobri-lo completamente e deixe ferver de 4 a 5 minutos. Por fim, retire o coletor e lave a panela com água e sabão.

 

 

 

 

 

 

 
 
11 97645.0921